Soluções

Medição do Fluxo de Pessoas e Mapa de Calor

A utilização de plataformas de medição de fluxo de pessoas e mapa de calor, é aplicada para determinar as áreas com mais engajamento de produtos e readequação dos itens que nos interessa converter em venda. Buscando esta solução, a OrionPC fechou acordo de distribuição para América Latina com a empresa americana InReality (https://www.inreality.com/). 

Esta tecnologia é inovadora, pois, realiza estas medições de forma anônima, não invasiva, utilizando um sensor radar que aproveita os sinais de RF para detectar a presença de pessoas. Não usa câmera e não rastreia o Mac Address de smartphones, com isso a solução não está sujeita a sansões previstas na lei LGPD, mantendo a privacidade das pessoas o tempo todo. É possível medir o tráfego, visualizações e tempo de permanência em lojas, quiosques, ponta de gôndola, máquinas de venda automática, sinalização digital, merchandising visual e qualquer ponto de interesse.

 

Instalação Simples

A solução é composta pelo sensor ligado a um ponto de alimentação AC e um concentrador (player) conectado na mesma rede Wi-Fi. Acompanha um software que pode ser instalado em seu smartphone diretamente da nuvem. O sensor pode ser fixado no teto, ou em uma bancada com um velcro adesivo por exemplo, e assim é capaz de cobrir uma área de 16 m2 (4,5 metros de frente e 2,4 metros para os lados). 

O tempo de instalação e funcionamento do sistema é muito rápido, ocupa pouco espaço e não exige uma infraestrutura sofisticada. O sensor sempre funciona melhor quando instalado sem objetos a sua frente, mas pode ser montado atrás de uma variedade de tipos de materiais, evitando metais, líquidos ou vidro (item altamente reflexivo).

 

Funcionamento do sistema

O pequeno sensor RF utiliza uma antena linear polarizada, que detecta movimentos, coletando assim os dados brutos do sinal. Com a utilização do software apropriado, temos o mapa de dados, basicamente uma nuvem de pontos, capaz de rastrear várias pessoas simultaneamente.

Um algoritmo na programação do software, interpreta esses sinais para determinar a dimensão, localização e movimento das pessoas e seu comportamento, com ou sem iluminação e mesmo em condições climáticas adversas. A tecnologia é totalmente anônima, permitindo monitoramento e rastreamento com total privacidade.

Você monitora o desempenho em um “dashboard” que permite a tomada de decisões baseada em números. As métricas capturadas contribuem para melhorar as vendas por metro quadrado, identificando produtos com baixo desempenho, aumentando a lucratividade e maximizando a produtividade por meio do posicionamento ideal de produtos.

Principais características da solução

  • Permite determinar o tráfego real de pedestres na área de medição e assim, o nível de investimento adequado para o espaço;
  • Analisando as informações é possível verificar se suas promoções estão influenciando o comportamento do comprador;
  • Podemos medir resultados de testes A-B, e assim gerar engajamento nos produtos de maior margem;
  • Identifica os produtos que estão sendo engajados, mas não estão realmente vendendo porque o tamanho / opções / preço não estão adequados.